segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nos laços (fracos) da internet


Com a chegada da internet, houve uma revolução na humanidade. Rapidez e comodidade nas comunicações são alguns exemplos dos benefícios da rede. Os relacionamentos pessoais foram revistos. A web, ao encurtar distâncias, favoreceu, de certa forma, os relacionamentos sobretudo para pessoas tímidas ou cautelosas. O medo e a violência contribuem para que essa forma de comunicação alcance mais adeptos a cada dia.

Com uma audiência mensal de 29 milhões de pessoas, o Brasil se tornou líder no quesito redes sociais, como apontou a revista Veja na semana passada. Estamos voltando para as cavernas? A rede realmente ajuda os tímidos a se relacionarem? Ou é mais uma forma de clausura, comodismo, egoísmo e intolerância?

Esse exercício de convivência, que é o objetivo da vida, está cada vez mais distante, restrito a uma tela de computador. Medo de que? Medo de quem? De não ser aceito ou de não aceitar? De contestar ou de ser contestado? De conhecer o outro, de se conhecer ou de deixar-se conhecer? A resposta está dentro de nós e é bobagem tentarmos nos enganar.

Amanheci em cólera. Não, não, o mundo não me agrada. A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo. E o amor, em vez de dar, exige. E quem gosta de nós, quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam. Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece… (Clarice Lispector)

Um comentário:

  1. Boa essa reflexão sobre nossa relação com o mundo virtual. Acho mesmo que ele é uma faca de dois gumes, pois facilita comunicações com pessoas que amamos e estão longe de nós, mas ao mesmo tempo faz com que sejamos mais 'displicentes' com as pessoas que estão perto. Achamos que marcamos presença com uma mensagem de spam, um e-mail ou um Oi deixado no orkut. Coemçamos a achar que o normal é o relacionamento virtual.
    Adorei ler esse texto agora porque estou em um momento de reflexão sobre amizade e quero exatamente não me deixar entrar demais nessa rotina virtual... O mundo merece sim que sejamos amorosos, companheiros e verdadeiros, e nós só temos a ganhar com isso!
    http://belezaaprendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir